Outubro Rosa
A reportagem de A Caserna entrevistou a 2º Tenente Médica Bianca Ruschel Hillmann, ginecologista que atende no Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl)
A Caserna – Em que consiste a campanha do “Outubro Rosa”?
Dra Bianca – Essa é uma campanha de conscientização da importância da prevenção do câncer de mama, da realização do autoexame, da consulta ginecológica e da mamografia para as mulheres acima de 40 anos.
A Caserna - E esses são exames preventivos? Em relação especificamente ao câncer de mama, qual é a importância dessa prevenção?
Dra Bianca - Na verdade os exames não servem para prevenir o câncer de mama, eles servem para uma detecção precoce de lesões, uma detecção precoce do câncer, para que ele possa ser tratado e possa ser curado.
A Caserna – No caso da mulher que realiza os exames corretamente e detecta um tumor na fase inicial, quais as chances de cura dessa doença?
Dra Bianca – Depende bastante do tipo do câncer de mama, mas as chances de cura podem chegar a 90% ou 95% para as lesões mais iniciais.
A Caserna – Por isso a extrema importância desse exame logo no início. E qual a periodicidade que a mulher tem que fazer esse tipo de exame?
Dra Bianca – O autoexame deve ser feito todos os meses e a mamografia para as mulheres acima de 40 anos, o ideal é que seja feito uma vez por ano.
A Caserna – Há uma época específica do mês que seja mais favorável para que a mulher faça o autoexame.
Dra Bianca – O autoexame deve ser feito para as mulheres que ainda menstruam, deve ser feito na primeira semana depois da menstruação e para as mulheres que não menstruam mais o ideal é determinar uma época do mês, uma data do mês, para que seja feito toda vez no mês, na mesma data, facilitando o agendando desse “compromisso” com a saúde da mulher.
A Caserna – E para o nosso público, tanto das militares do nosso seguimento feminino quanto das dependentes dos militares, aqui em Florianópolis, como elas podem ter acesso à mamografia.
Dra Bianca – Devem consultar anualmente seu ginecologista, ou um clínico geral, e aqui em Florianópolis, seria no HGuFl ou com o médico do quartel em que o militar serve. Para as mulheres acima dos 40 anos, o médico vai solicitar esses exames e vai fazer o exame físico também.
A Caserna – Dra Bianca, muito obrigado pela entrevista. A senhora gostaria de queria deixar alguma mensagem as mulheres em relação a essa campanha?
Dra Bianca – A importância de campanha como o Outubro Rosa é de relembrar a todas nós da necessidade de sempre se cuidarmos da nossa saúde, de – além de cuidar da família – pensarmos em nosso bem estar e não esquecermos de fazer também os outros exames de rotina, como o preventivo e exame de sangue.
Redes Sociais