Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretriz do Comandante do 63º BI

Acessos: 1615

Diretriz do Comandante do 63º BI

INTENÇÃO

Minha intenção é intensificar as ações que tenham por objetivos o aumento da operacionalidade e melhoria contínua das instalações do Batalhão, proporcionando melhores condições de cumprir a missão, bem como buscar o fortalecimento da dimensão humana por intermédio do aprimoramento da capacitação técnica-profissional e da valorização da família militar, contribuindo com a manutenção do espírito de corpo, a coesão interna da tropa e com a disponibilidade de quadros altamente preparados e motivados ao cumprimento do dever.

DIRETRIZES

Segurança na Instrução e no Serviço

A segurança na instrução e no serviço deve ser objeto de permanente atenção e preocupação por parte de todos os militares do Batalhão, desde as tarefas mais simples até as missões mais complexas.

A integridade física do subordinado dependerá, em grande parte, de um planejamento bem realizado e a execução devidamente monitorada pelos responsáveis. Para tanto, as medidas de segurança deverão ser adotadas em todas as situações, interna e externamente, visando à prevenção de qualquer tipo de acidente ou incidente.

Incentivo à Capacitação Técnica-Profissional

Os desafios da atualidade exigem do militar elevado grau de flexibilidade e capacidade de autoaperfeiçoamento. O militar bem adestrado e preparado intelectualmente terá melhores condições de cumprir com excelência as missões recebidas e solucionar adequadamente os problemas que surgirão no desempenho das funções.

Para isso, devemos estimular a capacitação dos militares do Batalhão para os desafios da Era do Conhecimento, por intermédio de cursos e estágios modernos e atualizados, ampliando a utilização da modalidade de Ensino a Distância (EAD), não só no âmbito do Exército como também por meio de instituições parceiras.

Incremento nos Padrões de Operacionalidade

Manter a efetividade e a prontidão operacional da tropa, por intermédio do planejamento e execução da instrução militar de acordo com a vocação e a natureza da OM, devendo estar sempre em condições de atender às demandas do escalão superior, especialmente no cumprimento de missões para a garantia da lei e da ordem na faixa de fronteira e naquelas com apelo humanitário. Nesse contexto, especial atenção à melhoria contínua do preparo profissional do pessoal, no treinamento físico militar e no permanente controle do material de emprego militar.

Excelência no Cumprimento das Missões

Não basta cumprir a missão. Ela deve ser muito bem cumprida. Para isso, o estudo de situação, em todos os níveis, torna-se fundamental para o cumprimento da missão com excelência. Especial atenção deverá ser dada aos prazos estabelecidos pelo escalão superior e pela iniciativa como atributo essencial ao bom cumprimento das missões e de acordo com os meios disponíveis.

O comportamento proativo, a conduta exemplar e o elevado padrão de apresentação individual deverão caracterizar o militar do 63º BI, especialmente no âmbito dos quadros, de maneira a exercerem a liderança direta em seus subordinados, servindo de exemplo a ser seguido em todas as situações.

Desenvolver a Mentalidade de Contrainteligência

É dever de todo militar estar sempre preocupado com a segurança orgânica do batalhão, especialmente com a segurança dos recursos humanos, segurança da informação, segurança do material e segurança das áreas e instalações. A inviolabilidade do aquartelamento deverá ser objeto de permanente atenção do público interno, especialmente da guarnição de serviço, que deverá estar atenta a qualquer tipo de falha na segurança orgânica da OM que possa resultar em furto de armamento, munição e outros materiais e equipamentos.

A iniciativa, o controle, a prevenção, a antecipação e a proatividade tornar-se-ão instrumentos fundamentais contra ações hostis e antagônicas de atores de qualquer natureza, salvaguardando, assim, todos os recursos da Unidade.

Intensificar a Comunicação com Veteranos e Antigos Comandantes

O resgate do convívio salutar entre os militares da ativa e os veteranos do Batalhão torna-se essencial para a manutenção da coesão interna, aplicação de lições aprendidas e fortalecimento do profissionalismo, do espirito de corpo e da disciplina, especialmente nesse período pós-pandemia.

Restabelecer as Relações Institucionais com Associações Parceiras

As relações institucionais do Batalhão devem ser sistemáticas, permanentes e impessoais, estando alinhadas com os Objetivos Estratégicos do Exército e voltadas para ampliar a integração do 63º BI junto à sociedade local, no nível que lhe corresponde. O resgate das relações com entidades e associações parceiras visa ao fortalecimento dos laços de camaradagem, apoio mútuo e fraterna convivência que sempre existiram ao longo da história do Batalhão.

Readequação e Melhoria das Instalações

Por tratar-se de um aquartelamento cujas instalações são antigas, é essencial a conservação e melhoria contínua dos locais de trabalho e alojamentos, como forma de garantir as melhores condições possíveis ao desempenho das funções e ao merecido descanso da tropa.

A readequação do espaço físico e melhoria contínua das instalações serão alvo de permamente atenção, requerendo a colaboração de todos na manutenção dos meios e com sugestão de novas ideias visando ao melhoramento das instalações atuais, não sendo admitido em nenhuma hipótese a degradação e deterioração dos meios e materiais existentes. Temos que cuidar do que é nosso e buscar sempre melhorar as condições dos locais de trabalho.

Ampliar as Ações Voltadas para o Bem-Estar da Família Militar

A família constitui pilar importante na vida militar. O bem-estar da família militar contribuirá significativamente para o êxito de todas as atividades e missões do Batalhão. Para tanto, deverão ser estimuladas, em todos os níveis, ações que impliquem no fortalecimento da coesão interna e bem-estar da família militar, como incrementar medidas de assistência social e religiosa, buscar melhorias contínuas na moradia (PNR), realizar eventos no Batalhão que estimulem a participação e integração do público interno.

Estímulo ao Desenvolvimento Sustentável

Estabelecer medidas de desenvolvimento sustentável para o Batalhão, em consonância com as políticas públicas implementadas pelos órgaos locais, utilizando critérios de sustentabilidade ambiental economicamente viáveis na aquisição de bens e contratação ou execução de serviços, com a finalidade de preservar o meio ambiente sem prejuízo ao cumprimento das missões do Batalhão, utilizando, para isso, os conhecimentos de instituições parceiras que possam colaborar com a Unidade na adoção de boas práticas sustentáveis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página