Doação de Sangue
"Ajudar está no nosso Sangue"
Uma campanha do Exército Brasileiro de incentivo à doação voluntária
O Exército Brasileiro está engajado na luta pelo aumento do número de doadores de sangue no país. De 10 a 14 de junho, a Instituição promove a campanha “Ajudar está no nosso Sangue”, visando incrementar os estoques dos diversos hemocentros espalhados pelo Brasil. Nesse período, militares serão estimulados a doarem sangue voluntariamente.
A doação é uma prática rotineira e bastante incentivada nas Organizações Militares, mas será reforçada durante a vigência da campanha, que tem abrangência nacional. Os hemocentros brasileiros recorrem à voluntariedade de integrantes de unidades militares de norte a sul, em várias épocas do ano, para manter seus bancos de sangue em um nível adequado às suas necessidades.
Infelizmente, o número de doadores regulares ainda é bem inferior às demandas por doações no Brasil. A situação se agrava na atual conjuntura de epidemia de dengue e febre amarela. Pessoas afetadas por essas doenças não podem doar e há uma necessidade maior de plaquetas justamente para os atingidos por estas enfermidades.
A data que marca o encerramento da campanha, 14 de junho, é celebrada como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Trata-se de uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.
Doar sangue é um processo rápido e seguro. Para ser doador e dar essa mostra de amor ao próximo, é preciso cumprir requisitos simples:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis; idosos devem ter feito ao menos uma doação antes dos 61 anos)
– Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal maior ou igual a 18,5
– Não estar em uso de medicamentos
– Apresentar documento oficial com foto
– Ao menos seis horas de sono na noite anterior à doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Não fumar duas horas antes da doação
Redes Sociais